- 05 de janeiro de 2026
Mais de 1.700 procedimentos autorizados em uma semana
Os procedimentos oftalmológicos representam mais de 71% das autorizações
A Coordenação Geral de Regulação, Avaliação, Controle e Auditoria do SUS (CGRAC) autorizou 1.771 procedimentos, entre marcações de exames e consultas, em apenas uma semana, isto é, desde a inauguração do Complexo Regulador. O prédio fica anexo à Secretaria Estadual de Saúde Roraima (Sesau) e recebe, pelo menos, 150 pacientes por dia.
No espaço são autorizados procedimentos na rede privada credenciada, quando o serviço não é ofertado na rede pública ou que precisa de reforço. Os procedimentos oftalmológicos estão entre os serviços mais procurados. Só no período de 09 a 13 de janeiro, foram 1.272 autorizações, o equivalente a 71,82% das liberações no complexo.
De acordo com o coordenador interino da CGRAC, Gerson Castro, os procedimentos oftalmológicos envolvem consultas, exames especializados e cirurgias, por isso são os mais procurados. O segundo maior número de pedidos é de autorizações para aquisição de óculos. Foram 198 entre eles, lentes bifocais e monofocais.
Houve ainda 147 autorizações para exames laboratoriais, 80 de densitometria óssea, 28 litotripsia a laser, 20 testes ergométricos, 18 holter, isto é, exames cardiológicos. Além de cinco estudos urodinâmicos, uma liberação de tomografia computadorizada e de procedimentos no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI).
Todos os usuários do SUS que procuraram pelos serviços encontraram um ambiente climatizado e puderam esperar em cadeiras confortáveis. Para isso, o Governo do Estado e o Ministério da Saúde (MS) investiram R$ 242.057,45 para a construção do Complexo Regulador e aquisição de equipamentos, como centrais de ar, cadeiras alcochoadas, computadores, entre outros.
Além do conforto, a funcionária pública Framici Queiroz, destacou que houve diminuição no tempo de espera. “Não precisei chegar às 4 horas. O local está mais organizado e acredito que ganhamos tempo”, afirma.
ATENDIMENTOS
Nada muda no processo de marcação de consultas com médicos especialistas. As pessoas continuam indo aos postos de saúde e sendo contrarreferenciadas para o Hospital Coronel Mota (HCM), que oferece consultas em diversas especialidades, como neurologista, cardiologista, dermatologista.
Caso o médico, durante a avaliação, precise investigar melhor o caso, ele solicita exames (como ressonância, densitometria óssea, tomografia, etc.) e o paciente leva a solicitação do especialista ao Complexo Regulador para autorizar e realizar o procedimento em alguma instituição privada com credenciamento no SUS.
BALANÇO
Em 2011, a CGRAC autorizou mais de 70 mil procedimentos, entre eles, o fornecimento de oito mil óculos. Além de mais de duas mil ressonâncias magnéticas, 871 hemodiálises, 2.858 procedimentos de otorrino, como audiometria tonal, vocal, aparelho auditivo, videolaringologia e 45.961 procedimentos de oftalmologia. “Foram mais R$ 364 mil gastos em autorizações, do início de janeiro até ontem”, diz.