00:00:00

Segurança Pública

Estado investe na formação de policiais


Estado investe na formação de policiais de elite


Os investimentos na segurança pública de Roraima estão entre as prioridades do governo do estado. A formação e a qualificação de profissionais que atuam nas forças de segurança podem ser vistas nos cursos de formação em diversas áreas, oferecidos na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago (API-RR). 

\"\"No sábado (21), 18 homens que participam do curso de Operações Especiais ministrado na API embarcam para a cidade do Rio de Janeiro para finalizar mais um módulo do treinamento. “Serão 40 dias de intenso trabalho para formar policias de elite para nossa força de segurança”, explicou o coordenador do curso, tenente PM Paulo Cezar.

O curso, que teve início em novembro de 2011, tem a duração de cinco meses. Dezoito homens das Polícias Militares de Roraima, do Amazonas e de Mato Grosso e da Polícia Civil de Roraima, Base Aérea e Guarda Municipal de Boa Vista participam do treinamento.

O vice-governador Chico Rodrigues destacou que o investimento não deve ser apenas com a compra de equipamentos, mas também na qualificação profissional. “O governo estadual tem buscado investimentos para fortalecer e garantir a segurança da população; este é um grupo de altíssima capacidade operacional”, disse.  

Nos próximos 40 dias os participantes receberão instruções nos melhores centros de segurança no Brasil e exterior. No Rio de Janeiro, as aulas serão ministradas por policiais que integram o Batalhão de Operações Especiais (BOPE-RJ), sobre noções de operações em áreas de favelas, e no Batalhão Especial de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil.

Depois seguirão para Brasília, onde serão recebidos pelo BOPE do Distrito Federal para treinamentos sobre ações com explosivos e agentes químicos. No Comando de Operações Táticas da Polícia Federal (COT), os treinamentos terão como foco o regaste de reféns. Na Agencia Brasileira de Inteligência (ABIN), os participantes passarão por um ciclo de palestras.

Já no estado de Goiás, os profissionais receberão instruções de ações de invasão tática com uso de explosivos, na Companhia Independente de Operações Especiais. Após o treinamento em Goiás, seguirão para Santiago, no Chile, onde serão treinados por carabineiros, um grupo especial da polícia chilena.

Após a estadia no país chileno, os participantes voltam ao Brasil para treinamentos no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), no Batalhão de Operações Ribeirinhas e no Grupamento Aéreo do Amazonas.

“Buscamos o que tinha de melhor para oferecer um curso completo aos nossos profissionais”, destacou Paulo Cezar.

Chico Rodrigues ainda ressaltou a preocupação do governador José de Anchieta em formar profissionais de segurança pública para atuar em grandes eventos que serão realizados no Brasil. “Estes homens deverão ser solicitados para atuar na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. Deverão integrar as forças que farão a segurança desses eventos”.

Últimas Postagens