00:00:00

Vila do Taiano

Comunidades indígenas recebem energia 24 horas


Vila do Taiano e comunidades indígenas da região recebem energia 24 horas


A realização de um sonho acalentado há muitos e muitos anos. Foi com essas palavras, cheia de emoção e agradecimento, que a anciã Helena Souza da Silva, 81 anos, há 53 morando na vila do Taiano, descreveu a chegada da energia elétrica 24 horas na localidade e comunidades indígenas do entorno, no município de Alto Alegre.

\"\"A inauguração da interiorização da energia proveniente da Hidrelétrica de Guri, complexo de Macágua, na Venezuela, aconteceu na tarde dessa sexta-feira (6), e foi presidida pelo governador José de Anchieta e pela diretora-presidente da Companhia Energética de Roraima (CERR), Conceição Escobar, na praça central da vila.

O evento contou com a participação quase maciça da população local, do prefeito de Alto Alegre, Viru Oscar, de secretários de estado e do município, de vereadores de Alto Alegre, representantes da imprensa e servidores da CERR. Taiano é a vila agrícola mais antiga de Roraima, fundada em 1950.

Agradecimentos – Visivelmente emocionada, dona Helena disse que sua alegria maior estava na bênção que foi a desativação da usina instalada na frente de sua casa há mais de 23 anos. “Eu já não aguentava mais com tanta zoada nos meus ouvidos e a tisna (fuligem) que saía do motor a emporcalhar as paredes da minha casa”.

Além disso, a anciã destacou ainda o fato de o fornecimento da energia elétrica durante toda a noite servir para espantar o calor e as carapanãs (pernilongos) com a força de um ventilador. Ela é dona de uma mercearia e festeja a possibilidade de manter sob refrigeração os alimentos que expõe à venda.

“Esse foi o melhor presente de Natal que o Anchieta me deu”, declarou dona Helena, agradecendo ao governador pela realização de um anseio que alimentava, ela e os demais moradores, havia mais de 30 anos. Além do Taiano, receberam também energia 24 horas as comunidades indígenas de Barata, Pium I e PiumII, Livramento, entre outras.

A presidente da CERR, Conceição Escobar, disse que o ato beneficiou 272 famílias. “Além da melhoria que a energia perene oferece, os moradores do Taiano foram agraciados também com o fim da poluição causada pelos motores, que, ao funcionar, geravam forte zoada e fumaça incômoda”.

Mudando vidas - “O mais prazeroso como gestor público é poder mudar a vida das pessoas para melhor”, disse Anchieta, ressaltando o trabalho realizado pela CERR, que já beneficiou 10 mil consumidores no interior do estado, através do Programa Luz Para Todos (LPT). “Vamos levar energia para todas as localidades dos 14 municípios do estado”, garantiu.

O LPT foi prorrogado e o governador disse que a previsão é que mais 10 mil consumidores sejam beneficiados ainda este ano, alcançando 20 mil famílias. “Além disso, estamos revitalizando a hidrelétrica de Jatapu, que vai ganhar mais duas turbinas, para beneficiar as comunidades do sul do estado com energia confiável”.

“Recuperar estradas, como estamos fazendo, é importante, mas a energia elétrica é mais que isso, é trazer vida para as pessoas, é uma ferramenta de subsistência”, disse o governador, ressaltando que é por meio dela que os moradores de localidades distantes podem manter uma geladeira funcionando em casa, ligar pequenas máquinas para o agronegócio, implantar pivô central para irrigação de áreas produtivas na agricultura familiar etc. “Energia é desenvolvimento”, enfatizou Anchieta.

O governador destacou ainda que durante sua gestão o estado já ganhou 200 quilômetros de estradas vicinais asfaltadas, além da recuperação de boa parte da malha viária. Disse que os 44 quilômetros de estrada de chão que separam a localidade de Oásis (BR-174) da vila do Taiano serão recuperados até o mês de abril, antes do inverno.

O asfaltamento daquele trecho também está sendo cogitado para um período próximo, explicou o governador. Disse também que não mandará construir na região um novo hospital, mas o Hospital Bom Samaritano, que é da Diocese, será totalmente reformado e reaparelhado. O hospital fica na comunidade indígena da Barata, a um quilômetro e meio do Taiano.

Cemitério de postes – Antes do fim da solenidade no Taiano, o morador Adriano Carneiro dos Santos, o “Carioca”, pediu a palavra e agradeceu ao governador Anchieta pela disponibilidade de trazer energia elétrica perene à vila, coisa que todos os governantes anteriores prometeram e não conseguiram cumprir.

“Governador, aqui o senhor tem o nosso apoio, porque durante os 25 anos que moro nessa localidade já vi muitos governadores mandar enfiar postes e mais postes, isso aqui ficou como um cemitério de postes enterrados, e energia mesmo, só o senhor conseguir trazer. Muito obrigado, governador”, concluiu, emocionado.

Últimas Postagens