- 05 de janeiro de 2026
Por Jonas Elmore
Compromisso com Roraima
Construção do Hospital das Clínicas, no Pintolândia, reforma do Parque Anauá, pavimentação asfáltica das vicinais, reconstrução da rodovia 174, sentido Manaus, Amazonas, Crédito Social, investimentos no setor agrícola, entre outras ações. Isso é parte do trabalho de José de Anchieta em 2011.
O pacote de ações e compromissos assumidos na campanha eleitoral de 2010 terá sequencia em 2012 porque ainda há muito para ser feito.
O maior empecilho ao crescimento de Roraima é a instabilidade politica provocada pelos adversários do governador, gente que deseja usurpar seu mandato através da Justiça.
Anchieta sabe que há muito por fazer porque herdou um Estado cheio de vícios, com problemas nas áreas de infra-estrutura, saneamento, produção,
educação e outros.
Conhecimento de causa
Todos os problemas eram de conhecimento do governador na época da campanha eleitoral, quando Anchieta soube da necessidade de ajustes nas contas do governo em 2011 e ao mesmo tempo uma plataforma ambiciosa de obras de infraestrutura e programas sociais.
A ser feito
Roraima precisa de mais casas populares, creches, unidades de saúde, recuperação da malha viária - a 174, sentido Pacaraima, também requer cuidados urgentes -, investimentos segmentados e bem projetados ao setor agrícola, programas de geração de emprego e renda.
Arrumando a casa
Apesar das dificuldades impostas pela tal instabilidade política, José de Anchieta não pode deixar de promover os ajustes que seu governo precisa. Eles devem começar pelos setores mais importantes - lógico, evidente e claro -, com ênfase na definição de um grupo de assessores técnicos com capacidade intelectual, equilíbrio, honestidade com o bem público, lealdade e disposição para o trabalho.
Choque de gestão
Boa alternativa a José de Anchieta seria dar maior enfoque no equilíbrio fiscal, diminuindo os gastos do governo, tendo a participação da sociedade civil organizada na indicação de prioridades para atuação governamental.
Emprego e renda
O governo tem um instrumento importante para melhorar os índices econômicos. A Agencia de Fomento do Estado de Roraima precisa ser utilizada e prestigiada para fomentar pequenos, médios e grandes negócios.
Nota musical
Governador de um Estado é como o maestro de uma orquestra sinfônica e os assessores são como músicos. Precisam estar em sintonia, harmonia e ter bom entendimento para não errar na música.
Equipe de governo
José de Anchieta conta com excelentes técnicos à sua disposição. Dentre eles destaco Leocádio Vasconcelos, secretário de Saúde, Carlos Briglia, Seinf, Sérgio Pillon, Casa Civil, Renato Maciel, Sefaz, Aroldo Amoras, Planejamento, Raimundo Mota, Aferr, Ana Luciola, Segad, e outros. O governo precisa de uma equipe eficiente e capaz.
Adversários sim, inimigos não
Nos melhores e maiores momentos da Fórmula-1, o bicampeão mundial, o francês Alain Prost, e o tri-campeão mundial, o brasileiro Airton Sena da Silva, duelaram nas pistas do planeta. Protagonizaram momentos que jamais serão esquecidos pelas gerações dos anos 80 e 90, do século passado.
Segue
Prost e Sena tinham nível de agressividade muito grande, viviam em constante guerra, mas nunca deixaram de respeitar um ao outro, nem de reconhecer o talento. Não eram amigos, nem tampouco inimigos; duelavam apenas.
Resultado
A rivalidade de Prost e Sena foi algo maravilhoso para o esporte. A audiência das redes de televisão do mundo inteiro aumento consideravelmente e as vendas de marcas e produtos ligados a eles também.
No mais
Utilizo Prost e Sena para dizer que José de Anchieta e Neudo Campos bem que poderiam seguir o exemplo dos campeões da Fórmula-1. Podem ser adversários apenas nas urnas eleitorais, não devem baixar o nível no que se refere à falta de elegância.
A ser seguido
Anchieta e Neudo poderiam dar exemplo e até influenciar outros políticos. A rivalidade deve ficar no campo das idéias, pondo fim a essa questão do terceiro turno nas eleições majoritárias locais.
Por fim
A verdade é única e dói somente uma vez. A mentira tem várias formas e dói para sempre.
Desejo um grande ano de 2012 a todos!
Criticas ou sugestoes: [email protected] ou www.facebook.com.br/jonaselmore