Curso de formação de agentes penitenciários será na Academia de Polícia Integrada
Técnicos das secretarias de Segurança Pública (SESP) e da Justiça e Cidadania (SEJUC) se reuniram no final da manhã desta terça-feira, 06, para tratar da segunda fase do concurso público para agente penitenciário, que é o curso de formação.
A reunião aconteceu no gabinete do secretário de Segurança Pública, general Eliéser Girão Monteiro. Foi acertado que o curso de formação vai ser realizado pela Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago (APICS), devendo ser assinado entre a SESP e a SEJUC um acordo de cooperação técnica.
De acordo com o secretário da SEJUC, coronel Waney Vieira, está sendo aguardado que a Universidade Estadual de Roraima (UERR) conclua a primeira fase do concurso e divulgue a lista final dos candidatos classificados, para que se inicie a segunda fase.
“A reunião técnica tem o objetivo de alinhar os trabalhos que serão realizadas pelas duas secretarias para que possamos realizar o curso de formação. Por exemplo, o edital de credenciamento dos instrutores e monitores que está sendo elaborado. Os instrutores e monitores precisam ser credenciados e, a partir daí vamos iniciar o curso de formação, com previsão de que até meados de junho os agentes penitenciários possam ser empossados”, disse Waney Vieira.
Segundo o secretário de Segurança Pública, Eliéser Monteiro, a Instituição está preparada para realizar o curso de formação dos agentes penitenciários.
“É importante que mais uma vez se valorize a existência da APICS, porque é ela que está fazendo a formação de todos os profissionais do Sistema de Segurança Pública do Estado. Tanto a SESP quanto a APICS estão preparadas e essa é a segunda reunião preparatória que fazemos com a SEJUC. Nessa reunião apontamos vários pontos, alguns gargalos e providências que devem ser tomadas pela SEJUC, outras pela SESP e outras pela APICS. Acima de tudo temos o compromisso de dar publicidade informando as fases do processo ao povo, aos candidatos e aos profissionais da área de segurança que poderão se oferecer para serem instrutores do curso de formação”, disse o secretário.