Audiência Pública com a Embrapa agradou a membros de Comissão
Considerou-se “um sucesso” a Audiência Pública realizada na última semana com o Chefe Geral da Unidade Embrapa – Roraima -, Joaci de Freitas Luz, convocada pelo deputado federal Raul Lima (PSD-RR). O evento teve como palco o plenário da Comissão da Amazônia e contou com a presença da quase totalidade de seus membros.
Joaci esclareceu várias dúvidas existentes com relação à atuação do órgão que dirige, especialmente no que se refere a projetos conduzidos por aquela unidade, mas que se destinam “ao atendimento de demandas provenientes de outras Regiões do país”, conforme constou do requerimento do deputado.
De acordo com o chefe da Embrapa, Roraima tem baixa densidade demográfica e seu mercado é pequeno, Dessa forma, não existe garantia de que todos os benefícios, no caso do cultivo de grãos, fiquem restritos apenas àquela unidade federativa.
Ele acrescentou que Guiana e Venezuela “compartilham do mesmo ambiente do estado de Roraima” e que alguns dos resultados poderão vir a ser, inclusive, exportados. Mas isso, em sua opinião, não significa diminuição da capacidade de aproveitamento. “É tudo uma questão de mercado”, aduziu.
A Audiência resultou também em benefícios para a Embrapa, tendo em vista que alguns parlamentares, liderados por Raul Lima, apresentaram emendas ao Orçamento destinando recursos financeiros às suas pesquisas. O parlamentar optou por alocar recursos de quase um milhão de reais para a continuidade do trabalho do órgão.
Para Joaci de Freitas Luz, sua vinda para a Comissão, a fim de debater na Audiência, “constituiu-se em fato altamente positivo, devido à oportunidade oferecida para melhor exposição de problemas e ideias”. Ele acredita que chances como essas são raras e louvou o requerimento de Raul Lima.
O chefe da Unidade Embrapa Roraima afirmou que é sempre “salutar” a maior aproximação com os parlamentares, até porque “eles são os legítimos representantes da população e têm poder de decisão na necessidade de adoção de política que se traduza em maior proveito para a população”.
No encerramento da Audiência Pública, Joaci convidou todos os parlamentares presentes a comparecerem à unidade que dirige, para que observem de perto as pesquisas ali realizadas e tomem conhecimento das ações do órgão em defesa de um desenvolvimento tecnológico firme e seguro.