Levantamento coloca Romero Jucá entre os 10 mais influentes no Congresso
O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) divulgou sua relação dos 10 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional em 2011. São seis deputados e quatro senadores. Entre estes, o senador Romero Jucá (PMDB/RR), líder do governo no Senado Federal.
O levantamento do DIAP foi definido pelo voto de 65 parlamentares que foram escolhidos entre os 100 mais influentes do Congresso na avaliação do próprio DIAP. A votação ocorreu entre os dias 26 de outubro e 1º de dezembro último.
Os “cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades. Dentre os atributos que caracterizam um protagonista do processo legislativo, destacam-se a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidades, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e principalmente facilidades para conceber idéias.
Veja abaixo a lista completa dos parlamentares que foram votados e o total de votos:
1º Deputado Marco Maia PT RS 42
2º Deputado Cândido Vaccarezza PT SP 37
3º Senador José Sarney PMDB AP 35
4º Deputado Henrique Eduardo Alves PMDB RN 30
5º Senador Romero Jucá PMDB RR 23
6º Deputado ACM Neto DEM BA 22
7º Senador Renan Calheiros PMDB AL 22
8º Senador Demóstenes Torres DEM GO 21
9º Deputado Duarte Nogueira PSDB SP 20
10º Deputado Paulo Teixeira PT SP 20