00:00:00

Escolas Públicas

Alunos recebem atendimento odontológico


Alunos de escola pública recebem atendimento odontológico

           
A Escola Técnica de Saúde do Sistema Único de Saúde (Etsus), em parceria com as Faculdades Cathedral, iniciou atendimento odontológico para 40 alunos da Escola Estadual Maria dos Prazeres Mota. Os procedimentos foram divididos em duas etapas, ontem e hoje (02), com 20 atendimentos para cada dia.
Os procedimentos são feitos pela manhã, na clínica das Faculdades Cathedral. Acadêmicos de odontologia e estudantes do curso de técnico em saúde bucal da ETSUS realizam os atendimentos sob o monitoramento do mestre em implantodontia, Ismith Melo.
\"\"Há alguns dias, a estudante da 7ª série da Escola Maria dos Prazeres Mota, Débora Portella, sente fortes dores de dente e dificuldades de conseguir atendimento odontológico. Ao conversar com a mãe sobre o problema, a mãe disse que a levaria a um dentista da rede privada, mas só depois de sair o pagamento. “Mesmo com dores, tive de esperar. Fazer o quê?”, conta.
Para a surpresa da estudante, na segunda-feira (28), acadêmicos da Faculdade e técnicos da Etsus estiveram na escola onde ela estuda para fazer orientações de higiene bucal e avaliações em alguns alunos. “Entraram na minha sala e perguntaram se alguém precisa de dentista. Aproveitei a oportunidade”, afirma.
Alunos com dentes cariados, perdidos e obturados com necessidade de intervenção urgente foram selecionados. De acordo com Melo, vários procedimentos serão feitos, entre eles, limpeza, aplique tópico de flúor, raspagem supra gengival, escavação, restauração com resina composta e aplique de selante.
Para os serviços, há seis acadêmicos e seis técnicos. Segundo o coordenador do curso de odontologia da Cathedral, Gilberto Carvalho, o trabalho dos acadêmicos é voluntário. “Eles não são obrigados. Eles ganham experiência e ainda oferecem à população um serviço social. Nosso objetivo é ativar o lado comunitário dos acadêmicos”, destaca. 
O trabalho faz parte do projeto intercâmbio acadêmico. De acordo com a diretora da Etsus, Tânia Soares, a intenção é ampliá-lo. “Pretendemos manter a parceria com as Faculdades Cathedral e com a Universidade Estadual de Roraima (UERR)”, diz. A ideia é fazer uma parceria técnica permanente entre as instituições.
Os especialistas dão dicas simples de higiene bucal para ajudar a população a evitar desenvolver sérios problemas. Segundo Melo, o ideal é escovar os dentes quatro vezes por dia. “A última sempre antes de dormir”, ressalta. Evitar consumir doces por períodos longos. Se consumi-los a preferência deve ser próximo ao horário da higienização bucal.
Evitar consumir alimentos ricos em carboidratos, como salgadinhos. Eles se acumulam nos dentes e servem de alimento para as bactérias. Usar sempre fio dental. As mães devem redobrar os cuidados com o primeiro molar da criança, pois ele é permanente. “O dente nasce aos sete anos de idade e muitos não sabem que ele é permanente e acabam descuidando”, conclui Melo.

Últimas Postagens