- 05 de janeiro de 2026
Anchieta é recebido com festa
O governador José de Anchieta desembarcou ontem no Aeroporto Internacional Atlas Catanhede, em Boa Vista, quando foi recebido por uma multidão. Veio em carreata até o Palácio Senador Hélio Campos, onde proferiu discurso de agradecimento pela recepção depois que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou por 6 X 1 o seu mandato frente ao governo do estado, em julgamento ocorrido na noite dessa terça-feira (29).
Os ministros determinaram o arquivamento do processo contra José de Anchieta e o vice-governador Chico Rodrigues, julgado pelos juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE/RR).
Fé na justiça – Anchieta disse que continua acreditando na justiça dos homens e na de Deus. “Assim que desembarquei no aeroporto, recebi uma bandeira que foi um presente muito significativo para mim”, disse. “O pastor Antônio Filho me entregou uma bandeira de Roraima que trazia na estrela as seguintes palavras: Deus é contigo”.
Aproveitou para agradecer o apoio de todos, principalmente da família, “que está aqui comigo, unida”. Anchieta disse que ficou emocionado com a recepção feita pelo povo no aeroporto.
Agradeceu em especial ao vice-governador Chico Rodrigues, à sua esposa, Shéridan de Anchieta, e disse que o resultado do julgamento foi “fruto da coesão do grupo, fruto da democracia”. Para Anchieta, o resultado que emergiu do julgamento, em Brasília, mostra que “prevaleceu a vontade do povo”.
Anchieta ressaltou que além de ser o estado que mais se desenvolve na Região Norte, Roraima teve o maior crescimento real do Brasil, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a quarta unidade federativa que mais investe em infraestrutura e, segundo o governador, o número de empresas dobrou no último ano, batendo recorde de geração de empregos.
“Roraima já exporta arroz, couro, soja e água mineral para países como a Rússia, a Itália e a Venezuela e tem enorme potencial para o agronegócio, o ecoturismo, a instalação de franquias e para muitos outros segmentos, além de estar pertinho do Caribe, nas fronteiras com a Venezuela e a Guiana. Agora, com o fim dos entraves, vamos nos desenvolver em ritmo mais acelerado. Isso é o suficiente para eu continuar a minha luta”, disse Anchieta.