Policiais farão treinamento especializado no Chile
Um grupo de 28 profissionais de Segurança Pública iniciou os preparativos para a realização do Curso de Operações Especiais (COESP), na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago (APICS). O curso com duração de quatro meses e 15 dias vai acontecer em Roraima, Manaus, Brasília, Goiânia, Rio de Janeiro, Chile e prevê treinamentos especializados como negociação, gerenciamento de crise, doutrina tática, combate ao terrorismo e resgate de reféns. Convênio com
O coordenador do curso tenente PM Paulo César disser que o curso pretende formar e especializar no mais alto grau policial, os profissionais do Sistema de Segurança Pública de Roraima. A capacitação é realizada com recursos da Secretaria Nacional de Segurança Pública e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública.
Apesar de ser promovido pela Polícia Militar, foram ofertadas vagas para outras instituições de Roraima como Guarda Municipal, Polícia Civil, Base Aérea de Boa Vista. Além disso, conta com um policial do Mato Grosso e dois do Amazonas. Apenas uma policial feminina participa do curso.
“Esses profissionais serão treinados em todas as áreas pertinentes à Polícia Ostensiva, que envolve negociação, doutrina tática, resgate de reféns, localização de criminosos em locais de difícil acesso, trabalho em locais elevados, rapel tático, resgate tático, com bombas, explosivos e antiterrorismo”, disse o coordenador.
O tenente Paulo César disse que foi firmado um acordo técnico pelo Governo de Roraima com várias instituições de outros Estados que vai possibilitar treinamento em unidade policiais de outros Estados.
Os treinamentos vão acontecer na APICS, no Batalhão de Operações Especiais (BOPE), em outras unidades policiais de Roraima, nas matas, na selva. “Eles devem ser treinados em vários ambientes, como ainda treinamento em Canil, com cães policiais, cavalaria e rádio patrulhamento”, disse.
Fora de Roraima os policiais serão treinados com o BOPE do Rio de Janeiro, para entrada em favelas e com Batalhão Especial de Fuzileiros Navais do RJ, em antiterrorismo.
Em Brasília eles farão treinamento com o BOPE na área de explosivos e de armas químicos. Ainda no Distrito Federal os profissionais farão capacitação em Sniper, atirador de precisão com a equipe do Comando de operações Táticas da Polícia Federal e, antiterrorismo e contra inteligência na ABIN (Agencia Brasileira de Inteligência).
“Vamos para o Batalhão de Forças Especiais do Exército onde faremos a parte técnicas de resgate de reféns, na cidade de Goiânia e, posteriormente vamos ao Chile, para um treinamento com os carabineiros do Chile”, disse Paulo César.
Em Manaus os policiais farão um treinamento no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), com o Batalhão de Operações Ribeirinhas da Marinha e ainda o Grupamento Aéreo da PM do Amazonas.
“Nós teremos policiais preparados para o enfrentamento da criminalidade. Este curso foi determinado pelo governador José de Anchieta, uma vez que temos apenas 10 profissionais na ativa especializados nesta área em todo o Estado. Nesse período de treinamento eles terão mais condicionamento técnico profissional e se especializarão nas mais diversas áreas”, concluiu o tenente Paulo César.