00:00:00

Nações Unidas

Dep. Raul Lima participará de Conferência Climática


Dep. Raul Lima participará de Conferência Climática

 
 
Atendendo a requerimento do deputado federal Raul Lima (PSD-RR), a Comissão da Amazônia aprovou a ida de três de seus membros, Márcio Bittar (PSDB-AC), Gladson Cameli (PP-AC), e o próprio Raul Lima, à África do Sul, onde irá acontecer, do dia 28/11 a 9/12, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 17.
Os deputados irão embarcar na próxima sexta-feira (02), devendo participar da fase decisiva dos debates que busca “acordo global de redução das emissões de gases causadores do efeito estufa”.
\"\"Os integrantes da COP 17 querem evitar o fracasso do Protocolo de Kyoto, cujas negociações tiveram início em 88, em Toronto, Canadá, tendo sido concluídas com a sua assinatura, em 1997, na cidade japonesa que lhe empresta o nome. O fato é que os EUA nunca assinaram o protocolo, e a Rússia, Japão e Canadá ameaçam abandoná-lo.
Pontos divergentes
Apesar do avanço nos debates que prevê “aquecimento global” do planeta, existe corrente de cientistas e estudiosos dos mais qualificados que contesta com veemência a teoria. Eles são adeptos da tese de que na realidade o planeta está esfriando. Na prática, tal ideia está se fortalecendo em função dos últimos acontecimentos.
Dois livros escritos por Robert Felix, porta-voz dos defensores da proposta de esfriamento, estão sendo agora estudados detidamente por conta de suas visões consideradas proféticas. O primeiro deles, “Not By Fire But By Ice”, publicado em agosto de 1999 (sem tradução para o português), vem acertando quase tudo ali grafado.
Segundo o autor, há uma conjunção de fatores que faz o mundo mergulhar numa era glacial a cada 11 mil e 500 anos: o Sol reduz sua atividade, os vulcões entram em erupção, os terremotos se tornam mais frequentes e, depois de muitas cheias, o planeta começa a acumular neve e gelo por cem ou duzentos anos. O mar irá recuar nessa fase.
No segundo livro, Magnetic Reversals and Evolutionary Leaps, discute-se a teoria da evolução darwiniana e tenta-se provar que, na verdade, o causador do desaparecimento das espécies é a reversão magnética que muda de polo com a movimentação do magma vulcânico. Segundo ele, a teoria darwiniana é um equívoco.
O primeiro livro, à época de sua publicação, foi muito criticado em pequenos círculos e até mesmo ridicularizado. Nos dias de hoje, sua leitura vem se tornando obrigatória por quem se interessa pelas condições climáticas, pois, inclusive, respalda o posicionamento de outro cientista muito contestado, o inglês Piers Corbyn.
Com relação ao Protocolo de Kyoto, os cientistas que defendem o advento do “aquecimento global”, em função do efeito estufa (devido à emissão de gases poluentes), parlamentares de todos os recantos far-se-ão presente, a fim de dar forma política a projetos que sejam adequados à defesa do meio ambiente.
Na opinião de Raul Lima, é importante que se ouçam todos os aspectos e lados da questão, até porque “não existe verdade absoluta e o mundo se encontra em constante transformação”. O representante roraimense afirma que irá ouvir atentamente as discussões e formar sua própria opinião através da leitura e estudo dos fatos.

Últimas Postagens