Deputado debate BR-174 em nova audiência na FUNAI
O deputado federal Raul Lima (PSD-RR) manteve novo contato com o presidente da Funai, Márcio Meira, dando prosseguimento às negociações para a ampliação do horário de abertura da Rodovia Internacional BR-174 que liga o Brasil a Venezuela.
Atualmente, a rodovia fecha das 18:00h às 06:00h, dentro da Reserva Indígena waimiri-atroari, causando sérias dificuldades à atividade turística na Região. O representante roraimense deseja a intermediação do presidente da Funai, com líderes daquela Reserva, a fim de argumentar com os indígenas sobre possíveis vantagens.
O parlamentar entende que o período de 12 horas em que a Reserva fica fechada limita sobremaneira a atividade turística e impede maior circulação de recursos financeiros. Como consequência, criam-se obstáculos ao pleno desenvolvimento o que termina prejudicando à própria comunidade indígena.
A negociação com os índios é delicada, pois existe natural prevenção com relação aos brancos, em função de conflitos anteriores que deixaram marcas profundas entre os silvícolas. Na história oral repassada entre gerações, os índios guardam relatos de acontecimentos que produziram traumas e, por isso, ficam sempre de guarda fechada.
Mas Raul Lima acredita ser possível reconquistar a confiança, com argumentação baseada em fatos que retratem com fidelidade possíveis vantagens a serem por eles auferidas.
O congressista acredita que os indígenas têm condições de preservar sua cultura, mesmo com o inevitável contato diário com os brancos, conquistando melhor qualidade de vida na aplicação de interação prática que beneficie ambos os lados.
Ele diz que índios e brancos precisam ter consciência do importante papel que cada qual desempenha na preservação do meio ambiente e na busca pelo desenvolvimento. “Somente através do entendimento e maior consciência de nossas necessidades é que iremos superar diferenças”, pontifica Raul Lima.
A BR-174 atravessa a Reserva Indígena que fica dentro dos estados do Amazonas e de Roraima na altura de sua divisa. A Reserva foi homologada pelo Decreto 97.837, do dia 16 de junho de 1989. A faixa de domínio da BR-!&$ foi excluída da demarcação. Mas tal decisão, na realidade, nunca foi reconhecida na prática.