00:00:00

CÂNCER DE PELE

Roraima registrou 112 casos este ano


Roraima registrou 112 casos este ano


Neste domingo, 27, é o Dia Nacional de Combate ao Câncer, e segundo estatísticas do Inca (Instituto Nacional de Câncer), o de pele é o de maior frequência no país. Em Roraima, foram 112 casos registrados até outubro deste ano, o que corresponde a 87,5% dos detectados durante o ano passado. Em 2010 foram 128 casos da doença. As informações são do Laboratório de Patologia do Estado de Roraima (Laper).
\"\"Pessoas de pele e olhos claros estão mais propensas a adquirir a doença. Essas pessoas possuem menos melanina, pigmento que dá cor a pele e responsável pela proteção contra os raios ultravioletas. Além disso, fatores genéticos e exposição em excesso ao sol sem proteção são fatores que favorecem desenvolvimento do câncer de pele.
Como forma de prevenção, os especialistas recomendam filtro solar. De acordo com a médica patologista, Victória Botelho, trabalhadores rurais, por exemplo, devem utilizar roupas adequadas, como camisas de mangas longas, calças compridas e chapeus. Quem costumar ir à praia recomenda-se o período de antes das 10 horas, ou à tarde depois das 16 horas.
Os pais ou responsáveis devem ter atenção redobrada com as crianças para elas não se exporem de forma exagerada ao sol. O ideal é sempre protegê-las dos raios ultravioletas. Na hora de proteger, a população deve dar uma atenção especial para a região do rosto, pescoço e braços, pois são áreas muito expostas aos raios solares. O uso de filtro solar não deve ser utilizado apenas para a praia, ele deve ser usado no dia-a-dia em passeios, no trabalho, ao fazer caminhadas ou compras ao ar livre.
Há dois tipos de câncer, o não melanoma e o melanoma. Conforme Victória, em Roraima há mais casos de câncer não melanoma, ou seja, considerado menos grave. Já o melanoma apresenta mais riscos. Apesar de menos frequentes, são mais graves por causa do risco de metástases aumentado.

SINAIS
Feridas que demoram cicatrizar, sinais ou pintas que mudam de tamanho ou cor ou mudança de textura da pele. O câncer de pele é uma doença que tem cura se tratada de forma precoce. Caso a pessoa percebe algum sinal da doença, ela deve procurar atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.

Últimas Postagens