00:00:00

Copa e Olimpíadas

Teresa recomenda proteção de crianças e adolescentes


Para Teresa, é necessário discutir a proteção de crianças e adolescentes durante a Copa e as Olimpíadas


 
A Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 foram temas abordados pela deputada Teresa Surita (PMDB-RR) no 2° Congresso Brasileiro dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizado nesta quinta-feira (24) em Brasília. A parlamentar, que foi convidada para ser palestrante, afirmou que é necessário ampliar as discussões sobre a proteção de crianças e adolescentes da exploração sexual e do trabalho infantil, que podem ser ampliados por causa destes eventos.
 
\"\"Para Teresa, a Copa e as Olimpíadas são importantes para o país, principalmente, pela melhoria da infraestrutura e o aumento no número de turistas. Porém, a deputada chama a atenção para o fato de que as obras mobilizarão grandes contingentes de trabalhadores. Além disso, a estimativa é que a Copa de 2014 movimente 3 milhões de turistas internos e 600 mil estrangeiros. Tais questões, caso não recebam a atenção necessária, podem contribuir para o aumento da exploração das crianças e dos adolescentes.
 
“Acontecimentos de grande porte como esses muitas vezes deixam atrás de si uma região arrasada, particularmente preocupante no que ser refere à exploração sexual e do trabalho infanto-juvenil e suas consequências, como gravidez precoce, doenças sexualmente transmissíveis, abandono da escola, entre outros. Há que se prevenir esse impacto sobre as populações, inclusive no que diz respeito ao dia seguinte à desmobilização das obras e eventos”, disse Teresa. Ela também mencionou os avanços na redução da mortalidade infantil e materna e a importância de destinar 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação.
 
Além de Teresa, que representou a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, da qual é coordenadora, participaram da mesa de abertura do evento Synésio Costa, presidente da Abrinq; Maria do Rosário, ministra de Direitos Humanos; e a deputada estadual Patrícia Saboya (PDT-CE). O objetivo principal do Congresso foi pautar e debater junto às instâncias decisórias e sociedade civil, questões consideradas prioritárias para a promoção e proteção dos direitos da criança e do adolescente.
 
Para a ministra Maria do Rosário, o país avançou muito nos últimos anos no que diz respeito à proteção de crianças e adolescentes. Entretanto, é importante que os conselhos tutelares, presentes em aproximadamente 98% das cidades brasileiras, funcionem adequadamente. Já Patrícia ressaltou a importância do Seminário e elogiou a atuação de Teresa na Frente Parlamentar. Além disso, a deputada cearense citou a relevância do trabalho voltado à juventude desenvolvido por Teresa à frente da Prefeitura de Boa Vista, que contribuiu para a redução da violência entre os jovens.
 

Últimas Postagens