Teresa será palestrante em Congresso da Fundação Abrinq
A Fundação Abrinq convidou a deputada Teresa Surita (PMDB-RR) para ser palestrante na manhã desta quinta-feira (24), no 2° Congresso Brasileiro dos Direitos da Criança e do Adolescente. Serão abordados os avanços alcançados pelo Brasil na redução da mortalidade infantil e materna, os direitos da criança e do adolescente frente à Copa do Mundo e Jogos Olímpicos e os desafios do financiamento para uma educação básica de qualidade. O evento acontecerá na Confederação Nacional da Indústria, em Brasília.
O objetivo principal do Congresso é pautar e debater junto às instâncias decisórias e sociedade civil, questões consideradas prioritárias para a promoção e proteção dos direitos da criança e do adolescente. Teresa representará a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, da qual é coordenadora.
Este ano, a Abrinq escolheu três eixos de discussões: redução da mortalidade na infância e materna em áreas com elevados indicadores; violação dos direitos das crianças e adolescentes frente à Copa do Mundo e Jogos Olímpicos, que serão realizados no Brasil; e os desafios do financiamento para uma educação básica de qualidade, debatidos atualmente no Plano Nacional de Educação.
“A Abrinq foi feliz na escolha dos temas do Congresso. Tivemos avanços importantes no que diz respeito à mortalidade infantil, mas precisamos reduzir ainda mais estes índices para chegarmos aos níveis de países desenvolvidos. A educação é outro assunto importante. Acredito que para melhorarmos o ensino no Brasil é necessário ampliarmos os investimentos para 10% do PIB, algo que defendo. Não tenho dúvidas de que teremos uma discussão de alto nível sobre o futuro de nossas crianças e adolescentes”, afirmou Teresa.
A deputada mencionou ainda a importância de debater a proteção de crianças e adolescentes frente aos dois maiores eventos esportivos do mundo, que serão realizados no Brasil em 2014 e 2016. Para ela, é necessário encontrar mecanismos para evitar a exploração sexual infantil, algo que ocorreu na África do Sul, na Copa de 2010.
Além da parlamentar, devem participar do evento Synésio Costa, presidente da Abrinq; Maria do Rosário, ministra de Direitos Humanos; Paulo Bonilha, coordenador da Área Técnica da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde (MS); Esther Vilela; coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher do MS; dentre outros.