00:00:00

Detran/RR

Frota de Roraima ultrapassa 136 mil veículos


Frota de Roraima ultrapassa 136 mil veículos registrados



O total de veículos registrados no Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran/RR) chegou a 136.628 em outubro deste ano. São 44.627 veículos de passeio (32,68%) e 67.221 motocicletas e motonetas (49,21%) circulando pelas ruas, avenidas e estradas de Roraima. A frota total de Boa Vista hoje é de 122.178

\"\"Boa Vista concentra 86,66% da frota estadual de veículos de duas rodas do Estado e 93,37% da frota de carros. Os números do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavan) ainda mostram que 89,42% dos veíciulos de Roraima estão em Boa Vista.

De acordo com o diretor-presidente do Detran, Jorge Everton, enquanto a frota aumentou consideravelmente do ano passado para 2011, o número de acidentes não acompanhou este crescimento. Ele afirma que isso é fruto de trabalho e fiscalizações intensas. “Temos apenas que analisar friamente os dados atuais. Possuimos muito mais veículos rodando atualmemente. Senão houvessem campanhas educativas ou fiscalização eficaz, iriamos registrar muito mais acidentes, por exemplo”, destacou.

No primeiro semestre de 2011, segundo dados da Delegacia Estadual de Trânsito (DAT), a redução no número de registros caiu 72%, em relação ao mesmo período do ano passado. Isso se deu após a criação da “Operação Salvando Vidas”, em janeiro deste ano, que reforçou as ações em locais de altos índices de acidentes e nos fins de semana..

O diretor de Segurança do Trânsito, Gerson Moreno, exemplifica mostrando o crescimento da frota em apenas um ano. Moreno destaca que em outubro de 2010 a frota de Roraima era praticamente a mesma de Boa Vista atualmente. “Em apenas um ano o número de veículos aumentou 13.993. Isso representa muita coisa, já que o número de acidentes não acompanhou a estatística”, disse.

Estima-se ainda que a frota de Roraima ultrapasse os 150 mil veículos, já que existe um número grande de carros e motos, com placas de outros estados, circulando. Isso acontece porque muitos proprietários compram veículos em Manaus, por exemplo, e não realizam a trânsferência de UF, ou seja, de estado. 

Últimas Postagens