00:00:00

Comissão da Amazônia

Raul Lima quer validar diplomas conquistados no exterior


Raul Lima quer validar diplomas conquistados no exterior

 

Deputados federais integrantes da Comissão da Amazônia, presidida por Gladson Cameli (PP-AC), foram recebidos em audiência no Ministério da Educação pelo secretário da Educação Superior, Luiz Cláudio Costa, quando trataram de várias questões que preocupam àqueles parlamentares.

\"\"O deputado Miriquinho Batista (PT-PA), que foi professor de Ensino Médio, solicitou ao secretário que verificasse a possibilidade de reavaliar critérios de aprovação de estudantes diplomados no exterior. Segundo ele, “tem acontecido muita reprovação, em função da rigidez dos testes aplicados pelo MEC”.

Na opinião do deputado Zequinha Marinho (PSC-PA), que é Técnico em Contabilidade e Pedagogo, a manutenção de algumas exigências torna impossível o aproveitamento de profissionais que retornam esperançosos em contribuir com o desenvolvimento do país e o ingresso no mercado de trabalho.

Esta é a mesma opinião do deputado Raul Lima (PSD-RR), que foi além nas suas reivindicações, pedindo maior integração entre os países membros do Mercosul. Segundo o representante de Roraima, é preciso que se efetue esforço conjunto no sentido de promover, inclusive, “maior aproximação na grade educacional desses países”.

Raul Lima citou o caso de estudantes brasileiros que vão para a Venezuela, todos os anos, numa média de 123 vistos expedidos pelo país vizinho, e que enfrentam sérias dificuldades ao voltar “por conta dos obstáculos que têm de superar, na luta pela validação do diploma”.

Com relação aos estudantes venezuelanos que vêm para o Brasil, o congressista por Roraima calcula em torno de 150 o número de vistos concedidos anualmente. Esses estudantes, quando chegam de volta ao seu país têm o diploma reconhecido, fato que não acontece no Brasil no que diz respeito aos compatriotas.

O deputado Miriquinho Batista afirmou ser muito difícil a contratação de profissionais para a Amazônia, porque os diplomados em universidades brasileiras preferem grandes centros urbanos, esquivando-se das dificuldades de infraestrutura de Cidades localizadas nas áreas rurais.

Raul Lima concordou com a observação da deputada Magda Mofatto (PTB-GO) que revelou existirem inúmeros profissionais trabalhando clandestinamente, devido à dificuldade enfrentada na validação do diploma conquistado no exterior.

Todos os parlamentares concordaram em que deve haver mobilização do MEC, buscando sanar essas pendências, tendo em vista que boa parte delas em nada prejudica à qualificação exigida no nosso país. A Comissão da Amazônia irá enviar, em breve, uma delegação de parlamentares até a Bolívia, a fim de discutir questões similares.

O presidente da Comissão aproveitou a oportunidade e formulou convite ao secretário da Educação Superior, para enviar representante do órgão, e este ficou de verificar a disponibilidade do MEC, no atendimento a esse tipo de proposição. Luiz Cláudio Costa irá responder a Gladson Cameli tão logo seja informado não haver qualquer óbice no que se refere à legalidade de integrar sua comitiva a Bolívia.

Últimas Postagens