00:00:00

Prevenção do Estresse

Segurança Pública fará oficinas motivacionais


Profissionais de Segurança Pública terão oficinas motivacionais

 

A coordenação do Programa de Prevenção e Gerenciamento do Estresse para os profissionais de Segurança Pública de Roraima iniciou uma ação visando melhorar a autoestima e motivação destes servidores. Estão sendo realizadas oficinas motivacionais nas unidades policiais na Capital.

Nas unidades do Interior a equipe iniciou a entrega dos laudos avaliativos dos profissionais que se submeteram a exames psicológicos em relação ao nível de estresse.

De acordo com a psicóloga Magna de Paula, coordenadora em exercício de Núcleo de Gerenciamento do Estresse, o programa foi lançado em março deste ano, visando prevenir, gerenciar e combater o estresse entre as corporações policiais. O programa foi criado em parceria com o Governo Federal, pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SESP).

O programa realizou inicialmente um mapeamento das fontes estressoras através de grupos focais, quando foram identificadas as categorias de riscos que podem levar ao estresse ocupacional. A partir daí, foram criadas estratégias de gerenciamento que permitam uma vida mais saudável e produtiva.

Dentre as estratégias constam tratamento psicológico e psiquiátrico, além de oficinas motivacionais com temas referentes aos que foram identificadas na pesquisa que foi executada pela Fundação Ajuri de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Roraima.

“Foram elaborados 400 laudos técnicos de avaliação destes servidores identificando se estão ou não com estresse. Estes laudos estão sendo entregues aos profissionais. Aqueles profissionais em que identificamos níveis elevados de estresse, a equipe está fazendo o acompanhamento psicológico, psiquiátrico e assistência social”, disse a psicóloga.

CALENDÁRIO DAS OFICINAS – A equipe do Núcleo de Gerenciamento do Estresse já iniciou a realização das oficinas motivacionais nas unidades policiais da Capital.

A ação já foi realizada no 4º Distrito Policial, Núcleo de Roubos e Furtos de Veículos Automotores Terrestres (NRFVAT), Núcleo de Proteção ao Idoso e Portadores de Necessidades Especiais (NPIPNE) e Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA).

No dia 22 a ação vai acontecer na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) e na Delegacia Geral de Homicídios (DGH).

No dia 24 será na Delegacia de Defesa da Infância e Juventude (DDIJ) e na Polícia interestadual (Polinter).

No dia 25 o trabalho será realizado no 2º Distrito Policial e na Delegacia de Defesa do Consumidor.

LAUDOS – Os laudos avaliativos serão entregues nos municípios do Interior a partir desta terça-feira 22. O município de Mucajaí, Caracaraí e Iracema será no dia 22 e dia 24 em Pacaraima.

O secretário de Segurança Pública, general Eliéser Girão Monteiro Filho disse que o programa reforça a prioridade que o Governo do Estado, por meio da SESP, órgão central do Sistema de Segurança Pública, dedica ao fator humano, ponto principal da melhor prestação de serviços à população.

“Outro aspecto importante a ser destacado foi à implantação no Corpo de Bombeiros de um centro de atendimento de fisioterapia. Esta implantação também foi decorrente do Programa de Gerenciamento e Controle do Estresse, para permitir atendimentos aos profissionais do Sistema de Segurança Pública”, disse.

Últimas Postagens