00:00:00

SOS EMERGÊNCIAS e MELHOR EM CASA

Jucá leva programas federais para Roraima


Jucá consegue levar programas federais para Roraima


Brasília – O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB/RR), conseguiu junto ao ministério da Saúde, que o estado de  Roraima fosse incluído nos programas Melhor em Casa, que ampliará o atendimento domiciliar no Sistema Único de Saúde (SUS), e o SOS Emergências, que qualifica a gestão e o atendimento nos hospitais brasileiros. 
O Hospital Geral de Roraima em Boa Vista, foi o beneficiado.
\"\"Jucá se reuniu esta semana com o ministro Padilha e detalhou a necessidade de incluir Roraima nos programas, já que inicialmente o estado não seria contemplado. “ Já marcamos uma nova reunião para a próxima semana, onde terei mais informações dos programas. Com certeza, esta ação que irá melhorar muito o serviço prestado à população”, disse o senador Jucá.
Os programas foram anunciados nesta quinta feira (10) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. 
 O SOS Emergências é uma ação estratégica para qualificar a gestão e o atendimento em  hospitais que atendem pelo SUS. O programa integra a Rede Saúde Toda Hora .

Os hospitais escolhidos receberão investimentos do Ministério da Saúde para custear a ampliação e qualificação da assistência da emergência, com medidas como aquisição de equipamentos e realização de obras e reformas na área física do pronto-socorro, conforme necessidade e aprovação de proposta encaminhada ao Ministério da Saúde.

Por meio da estratégia SOS Emergências, serão feitas parcerias com o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) e com os seis Hospitais de Excelência no Brasil – Sírio Libanês, Albert Einstein, Hospital do Coração, Samaritano, Alemão Osvaldo Cruz e Moinhos de Vento - para ampliar a qualidade do atendimento realizado.
 A principal contribuição será por meio do Telessaúde, ferramenta de comunicação a distância que presta teleconsultoria e segunda opinião médica, além discussão de casos com equipe multiprofissional. Todos os 11 hospitais terão pontos do Telessaúde instalados. Os Hospitais de Excelência também vão contribuir com a capacitação de profissionais e apoio à gestão hospitalar. As universidades e as sociedades de especialidades também serão convidadas para contribuir com o projeto dos hospitais.

Melhor em Casa - O Melhor em Casa, que pretende ampliar ao atendimento domiciliar no SUS, também representará avanços para a gestão de todo o sistema público. O programa contribuirá para desocupar os leitos hospitalares, proporcionando um melhor atendimento e regulação dos serviços de urgência dos hospitais. Com isso, pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo, terão assistência gratuita em seus lares, com cuidados mais próximos da família.
O atendimento será feito por equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeuta. Outros profissionais (fonoaudiólogo, nutricionista, odontólogo, psicólogo e farmacêutico) poderão compor as equipes de apoio. Cada equipe poderá atender, em média, 60 pacientes simultaneamente.

Até 2014, serão implantadas em todas as regiões do país 1.000 equipes de Atenção Domiciliar e outras 400 equipes de apoio. 
 
O Ministério da Saúde investirá R$ 1 bilhão para custear o atendimento dessas equipes. 
 

Últimas Postagens