00:00:00

Brasil / Venezuela

Deputado fala a embaixador sobre pendências na fronteira


Deputado diz a embaixador que pendências na fronteira são preocupantes


 
O embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Sánchez Arveláiz, recebeu em audiência o deputado federal Raul Lima (PSD-RR), quando foram repassados vários temas concernentes ao relacionamento entre os dois países, em especial problemas de fronteira que têm causado enorme preocupação.
\"\"O representante roraimense afirmou que o maior problema vivido na fronteira diz respeito ao isolamento. Isso, por existir enorme distanciamento entre autoridades nacionais e venezuelanas no trato com aqueles que têm necessidade de circular na fronteira entre as duas nações.
O parlamentar citou, como exemplo de distanciamento, um seminário ocorrido recentemente na Venezuela e no qual ele próprio esteve presente. Pessoas de Brasília e de Caracas participaram do evento que não contou com representantes de moradores da fronteira. Ele disse que tudo foi debatido no geral, mas não questões locais específicas.
Na opinião de Raul Lima, “está mais do que na hora de discutir seriamente o drama fronteiriço, principalmente agora que a Venezuela teve sua entrada no Mercosul aprovada pelo Brasil”. Ele entende que a necessidade de “completa integração” exige perfeita interação nos procedimentos.
O congressista falou a respeito da indispensabilidade de se dotar a PF – Polícia Federal -, com equipamento que rastreie os veículos que atravessam a fronteira. Outro assunto é o que trata da cobrança de uma taxa de seguro internacional para o carro brasileiro, embora o Brasil não aplique a mesma medida.
Raul Lima observou junto ao embaixador, inclusive, que a Venezuela tem grande prejuízo com essa exigência, pois impede a circulação de número mais expressivo de turistas. Ele lembrou que num espaço de aproximadamente 11 meses, 23 mil veículos brasileiros entraram na Venezuela, mas esse número poderia ser maior.
O embaixador ouviu com atenção as colocações do deputado e prometeu envidar esforços no sentido de ver todas as pendências analisadas e devidamente encaminhadas tão logo seja possível.
De acordo com Raul Lima, o mais importante é manter um canal de entendimento aberto. O parlamentar louvou o posicionamento do representante venezuelano por se mostrar disposto ao permanente diálogo.
 

Últimas Postagens