- 05 de janeiro de 2026
Luciano defende distribuição de royalties
O projeto que trata da redistribuição dos recursos dos royalties na exploração do petróleo na camada do pré-sal já aprovado no Senado, será analisado na Câmara por uma comissão especial que pode ser instalada na próxima semana e terá o deputado Luciano Castro como membro.
Em pronunciamento nesta terça-feira (1) no Plenário da Câmara, o deputado defendeu a partilha igualitária dos royalties entre todos os estados do país, como prevê o relatório do senador Vital do Rego (PMDB/PB).
O texto diminui o valor dos recursos destinados à União e aos estados produtores de petróleo como Rio de Janeiro e Espírito Santo e inclui os demais estados não produtores no rateio. O deputado Luciano Castro afirmou que vai defender a aprovação da proposta que irá beneficiar Roraima e os demais estados do país por considerar que as riquezas do solo e da costa brasileira devem ser divididas para o bem de todos os brasileiros. ? Se aprovarmos na Câmara o texto do Senado, podemos estimar que o estado de Roraima poderá receber em 2012 mais de 111 milhões de reais e em 2022 o valor dos recursos chegaria a 445 milhões de reais?, afirma Luciano Castro.