00:00:00

LEI SECA

1.118 condutores autuados em RR


Em pouco mais de três anos, 1.118 condutores foram autuados por dirigir sob efeito de álcool em RR


Durante os três anos e quatro meses de aplicabilidade da Lei Seca, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) lançou 1.118 multas por dirigir sob influência de álcool em Roraima. Apenas no segundo semestre de 2008, foram autuados 197 condutores.

\"\"Desde junho de 2008, os motoristas flagrados por dirigir sob influência de álcool estão sujeitos à multa, suspensão do direito de dirigir por 12 meses, retenção do veículo e até prisão nos casos mais graves.

Em 2009, 331 motoristas foram flagrados dirigindo embriagados. No ano passado, 376 condutores foram multados e de janeiro a setembro deste ano, 214 autuações foram lançadas.

O artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina como infração gravíssima dirigir sob influência de álcool ou de qualquer outra substância entorpecente que determine dependência física ou psíquica.

A chefe da Seção de Multas do Detran, Haina Katiane, lembra que os números fazem referência apenas às autuações finalizadas. “Alguns autos podem chegar no Detran com irregularidades. Neste caso, o usuário entrar com recurso e quando constatado um erro, por exemplo, a multa é cancelada”, explicou.

Para realizar a fiscalização, o Detran possui 25 bafômetros que também são utilizados por outros órgãos de fiscalização do Estado, como a Polícia Militar, por exemplo. Mas mesmo com a recusa por parte do condutor de realizar o teste do bafômetro, o Agente de Trânsito tem a prerrogativa de obter outras provas acerca do notório sinal de embriagues do condutor.

O chefe da Divisão de Fiscalização, Gladson Mesquita, comentou que muitos condutores abordados se recusam a fazer o teste do bafômetro. Nesse caso, Mesquita explicou que os agentes tentam conversar com o motorista, e se o mesmo persistir na recusa, é aplicado um termo de constatação de embriaguez. “É observada a noção de orientação do condutor, memória e capacidade motora e verbal. A partir das respostas do condutor preenchemos o termo. Em alguns casos o usuário responde com agressividade ou ironia”, acrecentou.
No termo são preenchidos os dados do condutor e veículo e depois constatado os sinais e sintomas observados no condutor. São analisdos sinais quanto à aparência, olhos vermelhos, soluços, desordem de vestes, odor de álcool e também quanto à atitude, agressividade, ironia, se o condutor está falante ou disperso. 

Últimas Postagens