00:00:00

Saúde

Hemocentro convoca doadores


Hemocentro convoca doadores



A unidade conta com apenas 13 bolsas do tipo O positivo e 5 de O negativo
 
\"\"O Hemoraima (Hemocentro de Roraima) precisa de sangue para atender a demanda dos hospitais, em especial os tipos O positivo e O negativo. Hoje, a unidade conta com apenas 13 bolsas do tipo O positivo e cinco de O negativo. O ideal seriam 60 e 20, respectivamente. Quem não é doador pode procurar o Hemoraima, na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, depois do HGR, das 7h30 às 18h.
As bolsas de sangue doadas ao Hemocentro são utilizadas nas cirurgias e para atender aos casos de urgência e emergência de todo o estado, inclusive, aos hospitais da rede privada. Para isso, o Hemocentro deve ter uma quota mínima em estoque das bolsas. Para os fatores positivos, 60 bolsas, e os negativos, 20.
A unidade está com uma quantidade abaixo do estoque considerado ideal. De acordo com a coordenadora da Captação de Doadores de Sangue, Márcia Fernanda da Fonseca, os tipos A, B e AB negativos contêm respectivamente a seguinte quantidade: oito, dois e dois. Já tipos A e AB positivos estão com 85 e 03.

REQUISITOS
Para doar, a pessoa deve pesar mais de 50 quilos. O cidadão deve levar um documento oficial com foto e não estar gripado. Além de estar bem de saúde e nunca em jejum, ter dormido seis horas na noite anterior, não estar grávida ou amamentando, ter idade entre 16 a 68 anos e não ter fumado nas últimas duas ou três horas.
A doação de sangue é simples. Ao chegar à Unidade é feito um cadastro e uma avaliação clínica do candidato, por meio de uma entrevista com o enfermeiro.  Durante a triagem clínica, o enfermeiro busca antecedentes do doador que possam comprometer a doação.
Caso seja classificado como inapto, o doador deve esperar o período de um ano, pois é o tempo necessário para realizarem os exames de DSTs e obterem um resultado seguro. Os homens podem doar a cada 60 dias e as mulheres a cada 90.

Últimas Postagens