00:00:00

Neste sábado

Rede com energia 24h no Passarão


Governo inaugura rede com energia 24 horas no Passarão



O governo de Roraima entregará, na manhã deste sábado (8), a nova rede de energia que atenderá a Colônia Agrícola do Passarão, distante 35 km de Boa Vista. A cerimônia de inauguração está marcada para 9h, na vila Passarão.

\"\"São 37,5 quilômetros de rede que levará energia 24 horas para 79 famílias que contavam com fornecimento feito por termoelétricas, que geravam energia por 12 horas diárias. Os geradores térmicos serão desativados, pois o novo sistema é interligado à energia de Guri.

As obras foram iniciadas no ano passado e executadas pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf). A execução do projeto, que incluiu linha de subtransmissão e duas subestações (Elevadora 13.8/34,5kV e Rebaixadora 34,5/13.8kV), custou R$ 5,2 milhões. O investimento do governo do estado garantirá o fornecimento regular e contínuo de energia na localidade.

Por se tratar de uma região de produção agrícola, a obra é considerada estratégica pelo governo, pois atenderá o projeto de irrigação da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e os produtores locais. O abastecimento de energia 24 horas fomentará a produção de frutas e hortaliças que abastecem o mercado de Boa Vista; o excedente é exportado para mercados do Amazonas, da Venezuela e da Guiana.

CERR repassa para Eletrobrás concessão de energia

Com a interligação da energia de Guri, na região do Passarão, a Companhia Energética de Roraima (CERR) realizará durante a cerimônia de inauguração da rede de energia 24 horas, a transferência da operação de energia dessa localidade para Eletrobrás Distribuidora Roraima (EDR), concessionária de energia responsável pela distribuição de energia na capital e na área rural de Boa Vista.

O processo de Cooperação CERR/EDR, na Colônia Passarão, foi firmado em março deste ano, período em que entrou em operação a linha de subtransmissão em 34,5 kV Boa Vista/Passarão. O acordo prevê a transferência dos ativos sob a responsabilidade da CERR como material de linhas e redes, bens móveis, imóveis e utensílios para EDR.

A linha de subtransmissão e as Subestações (Elevadora 13.8/34,5kV e Rebaixadora 34,5/13.8kV), que foram construídas pela Seinf, também fazem parte dos bens já inventariados pela CERR a ser transferidos para a Eletrobrás.

 

Últimas Postagens