Visa alerta municípios sobre risco de achocolatado
Como medida preventiva, o Departamento Estadual de Vigilância Sanitária (Visa) vai enviar um documento em formato digital às vigilâncias municipais para inspecionarem no mercado local o achocolatado da marca Toddynho. No sul do país, houve vários casos de queimaduras provocadas em consumidores.
Segundo o diretor da Visa Estadual, André Castro, a medida é preventiva. Caso seja encontrado os seguintes lotes no mercado local: L4 32 06:08 e L4 32 06:09, com data de validade até 19/02/2012, deverá ser feita a interdição cautelar dos produtos.
A medida é necessária, pois, conforme análises laboratoriais foram encontrados desvios de qualidade no composto alimentar dos dois lotes. “Hoje (07) enviaremos a recomendação às vigilâncias municipais”, afirmou Castro.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) houve resultados de análises laboratoriais que apontaram um pH de 13,3 considerado muito alcalino para alimentos. A escala vai de 0 a 14.
Ainda de acordo com a Anvisa, a empresa PesiCO, responsável pela produção do Toddynho, informou que houve uma falha durante a fabricação. Por precaução, consideram-se suspeitos os lotes com numeração de L4 32 05:30 a L4 32 06:30. A empresa declarou que esses lotes foram distribuídos exclusivamente para o Rio Grande do Sul.
RECOMENDAÇÃO
Quem possuir em casa os lotes do produto considerados suspeitos não deve consumir o alimento. Caso seja notada qualquer alteração nos aspectos do produto, a Vigilância Sanitária local deve ser informada.
A Anvisa também dispõe de uma Central de Atendimento: 0800 642 9782. Já os consumidores que desejarem entrar em contato com a empresa podem ligar para o 0800 703 2222.