Codesaima completa 32 anos de existência
Nesse dia 3 de outubro a Codesaima - Companhia de Desenvolvimento de Roraima completou 32 anos de existência.
A empresa iniciou suas atividades ainda no antigo Território Federal de Roraima, no ano de 1979, quando o governo local buscava um padrão de desenvolvimento para esta unidade da Federação.
A justificativa para a criação da Codesaima era ter uma empresa que utilizasse a estrutura do setor público produzindo o que o setor privado não conseguia com seus próprios recursos.
As dificuldades do empresariado local de oferecer produtos e serviços se apresentavam no isolamento que o Território enfrentava. A falta de uma estrada asfaltada encarecia a vinda de produtos básicos necessários para a subsistência da população e de matérias-primas para as empresas locais. Sem infra-estrutura as indústrias se recusavam a vir para o Território.
Assim, a Codesaima, atuou em três setores fundamentais para o atendimento à carente e pequena população de Roraima: na execução de 23 projetos de conjuntos habitacionais em parceria com a Caixa Econômica Federal, na demarcação de áreas de mineração e na produção de alimentos.
No setor de alimentação, durante anos, a Companhia abasteceu o comércio local com produtos derivados de leite, de carnes bovinas, suínas, de aves e peixes.
Depois de passar por várias crises financeiras, em 2007, o ex-governador, Ottomar Pinto, encaminhou para a Assembléia Legislativa de Roraima um projeto de extinção da empresa, mas, em 2009, o governador José de Anchieta suspendeu a liquidação.
Para definir as novas diretrizes da empresa, o Governo do Estado criou um plano de reestruturação. Foi formada uma Comissão para elaborar um documento com todas as informações sobre a empresa.
Este grupo de trabalho será composto por seis membros, sendo três titulares e três suplentes. Serão dois representantes do Instituto de Modernização Pública do Estado – IMP-RR; dois representantes da Procuradoria Geral do Estado de Roraima- PROGE-RR e dois servidores da Codesaima.
No prazo de trinta dias, deverá ser apresentado um relatório com dados sobre as áreas de pessoal, financeira e administrativa de todos os departamentos da Codesaima e do Mafir. Serão também levantadas informações de patrimônios imobiliários, máquinas, equipamentos e contratos de cessão de uso de setores da empresa que estão na responsabilidade da iniciativa privada.
Segundo o presidente da companhia, Ramiro Teixeira, essa comissão permitirá o levantamento de dados precisos que serão importantes para a elaboração de um projeto que faça a Codesaima retornar a ser a principal ferramenta para o desenvolvimento de Roraima.