- 05 de janeiro de 2026
Jucá anuncia aprovação dos estudos
Nesta sexta-feira (23) o senador Romero Jucá (PMDB-RR), foi informado pela Superintendência de Estudos Hidroenergéticos da ANEEL que os Estudos de Inventário Hidrelétrico da Bacia do Rio Branco foram aprovados, por meio do despacho, nº 3.785 de 19/09/2011. Estes estudos totalizam uma potencia inventariada de aproximadamente 1.049 megawatts (MW), distribuídos em quatro aproveitamentos. “Com a interligação do Linhão com o Amazonas a construção das hidrelétricas é o segundo passo neste processo. Vamos ter a solução para os problemas energéticos de nosso estado, e poder inclusive vender energia. Fico muito feliz em ver o trabalho de alguns anos começar a se tornar realidade. Em breve, deve ser lançado o leilão para a construção destas hidrelétricas”.
No rio Mucajaí, afluente do Rio Branco, foram aprovados os aproveitamentos Paredão M1 com potencia de 69,90 MW, Paredão A com 199,30 MW, e Fé Esperança com 71,70 MW de potência. E no rio Branco foi aprovado o aproveitamento do Bem Querer J1A, com capacidade de 708,40 MW, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O rio Branco é afluente da margem esquerda do rio Negro. Sua bacia, cuja área de drenagem possui mais de 188 mil km2, se situa quase que integramente em Roraima. Com a aprovação destes estudos, os aproveitamentos hidrelétricos neles identificados passam a integrar a carteira de usinas disponíveis para elaboração dos estudos de viabilidade e projetos básicos.