00:00:00

na ALE

Simpósio de Trânsito segue nesta sexta-feira


Simpósio de Trânsito segue nesta sexta-feira



Nesta sexta-feira, 23, no segundo dia do Simpósio de Trânsito, que acontece na Assembléia Legislativa de Roraima (ALE/RR), o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Jorge Everton, falará sobre “O futuro do trânsito no estado de Roraima”, enquanto o diretor de Segurança no Trânsito, Gerson Moreno, abordará “O alcance social do Projeto Cidadão do Futuro”.

\"\"Além deles, participam do Simpósio representantes dos Detrans do Amapá (AP), Tocantis (TO), Rio Grande do Norte (RN) e Bahia (BA), além do autor do Projeto “Se Essa Rua Fosse Minha”, Faruk El-Katib, que também é diretor e editor da Editora Fama, do Paraná, que produz as cartilhas adotadas pelo Detran de Roraima.

Segundo Faruk El-Katib, no trânsito tem que existir fiscalização e educação. Ele afirma que um não funciona sem o outro e que a mídia tem papel primordial para obter bons resultados. “As crianças devem ser o foco principal. Além delas aprenderem, acabam cobrando dos pais atitudes corretas. Portanto, os livros e as cartilhas têm dado resultados satisfatórios em vários estados, incluindo Roraima”, disse.

O diretor-presidente do Detran Amapá, Alex Costa Gomes, disse que importante envolver a sociedade. Ele acrescenta dizendo que os fatores como falta de atenção e irresponsabilidade contribuem quase que em 90% dos acidentes. “O fator humano é o complicador de tudo. Temos que ter consciência sempre, principalmente após discussões embasadas como as do Simpósio”, disse Gomes.

COMPARAÇÃO

Segundo o diretor-presidente do Detran do Amapá, o Estado tem registrados hoje, 128 mil veículos circulando, para uma população de 700 mil habitantes. Enquanto isso, o Detran de Roraima já contabiliza mais de 134 mil veículos para uma população menor que 500 mil.

No Amapá circulam 48 mil motos e motonetas, enquanto em Roraima, elas já são 65.633, sendo 57.281 em Boa Vista.

De acordo com o diretor-presidente do Detran Roraima, Jorge Everton, a medida mais eficaz hoje, com a frota crescendo a cada dia, é apostar na engenharia de trânsito e nas operações educativas e repressivas. “Já conseguimos redução nos acidentes na casa dos 70% na capital. Vamos continuar trabalhando para finalizar o ano com números melhores”, destacou. 

Últimas Postagens