00:00:00

HANSENÍASE

Sesau capacita profissionais de municípios hiperendêmicos


Sesau capacita profissionais de municípios hiperendêmicos

 
 
Os participantes do curso sobre ações de controle e prevenção de incapacidades em hanseníases iniciam as aulas práticas hoje (21). Enfermeiros e técnicos de enfermagem vão examinar usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Posto Buritis. O evento iniciou segunda-feira (19) e encerra sexta-feira (23), durante todo o dia.
\"\"As aulas teóricas são ministradas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR) por uma equipe composta por médico, enfermeiro, fisioterapeuta e técnico em enfermagem. Enfermeiros e técnicos em enfermagem dos municípios de Caracaraí, Caroebe, Rorainópolis, São João da Baliza e São Luiz do Anauá e os alunos do curso técnico em enfermagem do IFRR participam do evento.
As atividades teóricas envolvem exercícios e práticas de avaliações simplificadas das funções neurais. Com isso, os participantes aprendem a avaliar os nervos periféricos, com palpação e teste de força nas mãos, pés e olhos. A enfermeira Maria Angélica Silveira explica que a avaliação é necessária, porque a hanseníase compromete a pele e nervos periféricos.
A intenção é preparar os profissionais a detectarem a doença. A avaliação neural é importante para o diagnóstico e tratamento da hanseníase. De acordo com Luara Lima, enfermeira do município de Caroebe, o treinamento vai beneficiar os profissionais de saúde e principalmente a população. “Faz parte de minha atividade percorrer as vicinais visitando os moradores. Estarei mais preparada para diagnosticar casos de hanseníase”, afirma.
Os municípios do Sul do estado são classificados como hiperendêmicos, ou seja, apresentam um alto coeficiente de detecção na população geral e em menores de 15 anos. Desta forma, aumenta o risco das pessoas contraírem a doença.
A qualificação dos profissionais é uma estratégia de combate à hanseníase utilizada pela Sesau para a realização do diagnóstico, acompanhamento e tratamento adequado da doença. A hanseníase é fácil de diagnosticar, tratar e tem cura. Porém, se tratada tardiamente pode trazer graves consequências para os portadores e seus familiares, devido às lesões que os incapacitam fisicamente.

Últimas Postagens