- 05 de janeiro de 2026
Hemoraima está com baixo estoque de sangue
Sem reposição, unidade corre risco de zerar estoque de bolsas de sangue
O Banco de Sangue do Hemocentro de Roraima está operando com a capacidade muito baixa e necessita doações urgentes. A maior necessidade da unidade, no momento, é captar fator RH negativo e RH positivo, exceto ‘A’ positivo, pois tem disponível 108 bolsas de sangue.
Com a falta de sangue, pode agravar a situação dos pacientes que aguardam por cirurgias no Hospital Geral de Roraima (HGR). Há três semanas vem ocorrendo mutirões de cirurgias no HGR, resultado, todos os dias a unidade necessita para utilizar nos pacientes.
De acordo com Madalena Menezes, psicóloga do setor de captação do Hemocentro, o banco de sangue distribui, diariamente, para o HGR grandes quantidades de sangue. Mas, não está havendo reposição suficiente para manter o estoque abastecido. “Pedimos para os familiares dos pacientes que passaram por procedimentos cirúrgicos que reponham, pelo menos, a mesma quantidade usada pelo familiar”, ressaltou.
O sangue é vida e não um produto que pode ser encontrado em fábricas. Portanto, é importante que as pessoas sejam solidárias e dispostas a doar. “Pedimos com máxima urgência não somente o familiar ou amigo do paciente, mas todos os doadores cadastrados na unidade e possível novos doadores também”, frisou a psicóloga.
A equipe da telecaptação enfrenta algumas dificuldades na hora de sensibilizar e convocar os doadores cadastrados para retornarem à unidade. A principal é que os dados estão desatualizados ou telefones desligados, dificultando assim, a localização das pessoas.
Madalena disse que todas as pessoas de 16 a 68 anos de idade são possíveis doadores. Uma ressalva apenas para as pessoas idosas acima de 60 anos, que se for a primeira vez, não está no perfil preconizado pelo Ministério da Saúde (MS). Autorizado somente os idosos que já doam há bastante tempo.
DADOS
Segundo o Departamento de Estatísticas do Hemocentro, no estado de Roraima, os homens são os principais doadores de sangue. No ano passado, eles representaram 73,14% das 11.024 doações. No total, 8.068 homens e 2.956 mulheres. Mais de 50% dos doadores são pessoas com idade entre 18 e 29 anos. Pessoas do sexo masculino podem doar sangue quatro vezes por ano, e as mulheres podem doar três vezes ao ano, ambos num intervalo de três meses.
Doar sangue é seguro, por isso qualquer pessoa em boas condições de saúde podem encaminhar-se a unidade das 7h30 às 12h e 13h às 18h, apresentando documento com foto, e pesando mais de 50 kg pode ser um possível candidato. A pessoa não deve estar em jejum, mas é preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos até 4h antes da doação.
Nas duas horas que antecedem ao procedimento, o candidato à doação preenche um cadastro, e em seguida é avaliado clinicamente. Se não houver nenhum obstáculo clínico, a coleta é realizada logo em seguida. Mais informações no (95) 2121-0863.