- 05 de janeiro de 2026
Raul faz apelo à ministra
Os deputados federais do PP se reuniram com a ministra de Relações Institucionais, Ildeli Salvatti (PT-SC), expondo suas necessidades nos diversos estados, solicitando medidas que possam mitigar carências existentes. No próprio estado da ministra, Santa Catarina, as cheias vêm atingindo proporções catastróficas.
O representante roraimense Raul Lima solicitou da ministra uma atenção especial para as duas áreas que mais têm sido afetadas em Roraima: a da BR-174 e a fronteira, que exigem permanente cuidado, pois deságuam na economia com graves repercussões na produção regional.
Basta lembrar que a demarcação da Raposa Serra do Sol, homologada na gestão Luiz Inácio Lula da Silva (PT-SP), inviabilizou a produção agrícola, notadamente a de arroz, com a expulsão de todos os produtores ali instalados. Roraima havia se transformado em exportador daquele grão, mas foi tudo por água abaixo.
Na opinião de Raul Lima, tudo aquilo que foi prometido com a demarcação da reserva indígena aconteceu exatamente ao contrário. Hoje, diz ele, “temos muita fome e miséria na região, onde anteriormente as pessoas se alimentavam e cuidavam de suas famílias”.
Raul Lima lembrou que grande parte dos indígenas migrou para a periferia de Boa Vista e hoje vive na mendicância, sem nenhuma assistência do governo federal. Sem contar os antigos fazendeiros e proprietários de terra que foram expulsos sem a devida compensação e hoje dependem de favores de familiares e de pessoas estranhas.
A ministra se mostrou interessada e prometeu a Raul Lima que, na próxima oportunidade, irá agendar encontro particular no qual essas questões serão discutidas, buscando encaminhar solução para os dramas vividos. O deputado roraimense afirmou que irá cobrar da ministra a promessa e ficar atento aos desdobramentos da questão.