00:00:00

Benefícios da caminhada

Atividade combate a depressão e o excesso de peso


Controle do colesterol, diabetes e excesso de peso

Que praticar atividades físicas faz bem à saúde, todo mundo sabe. Na busca por qualidade de vida e bom condicionamento físico, muitas pessoas acabam trocando horas de exercícios na academia por caminhadas ao ar livre que, além de benéficas, não têm custos. A atividade auxilia no controle do colesterol, diabetes, excesso de peso, prevenção da osteoporose e doenças cardíacas, além de diminuir o estresse e combater a depressão.

\"\"Porém, apesar de ser uma atividade simples e sem grandes restrições, é preciso ficar atento a alguns cuidados. De acordo com o educador físico e personal trainer da Unique Fitness, Osvaldo Luiz Gabriel, antes de iniciar algum exercício, é preciso que a pessoa faça uma avaliação médica. “Um profissional de saúde dará uma visão mais detalhada da saúde da pessoa. Feito isso, é só iniciar a caminhada”, explica.

É recomendado que a caminhada seja feita no inicio da manhã ou no final da tarde, quando a temperatura está mais agradável. É recomendável ainda usar tênis confortável, roupas leves e uma garrafa de aguá, que ajudam na prática do exercício. O local fica a critério do praticante, mas é bom optar por lugares agradáveis, seguros, com pouco tráfego de automóveis e com terrenos planos.

Para os iniciantes, o professor sugere que a caminhada seja feita, no mínimo, três vezes por semana, em dias alternados. “À medida que a pessoa for ganhando resistência, ela poderá aumentar a freqüência das caminhadas. Além disso, a caminhada como atividade física é diferente da caminhada que fazemos para ir à padaria, por exemplo. As passadas devem ser contínuas e ritmadas, com o tronco ereto e os braços coordenados com as pernas”, ensina.

E como em qualquer atividade física, antes e depois das caminhadas é importante fazer alongamento. “Comece a caminhar em ritmo leve por uns 10 minutos para aquecer o corpo. Após isso, a pessoa está pronta para entrar no trabalho propriamente dito, acelerando um pouco mais de acordo com a freqüência cardíaca ideal da pessoa”, explica Osvaldo.

Com o tempo a caminhada pode evoluir para um trote e futuramente para uma corrida continua. Mas para isso é preciso determinação e assiduidade para conquistar cada vez mais saúde.
 
                 \"\"

 

Últimas Postagens