00:00:00

Soja e Milho

Dia de Campo mostra potencial no lavrado roraimense


Dia de Campo mostra potencial no lavrado roraimense

O Desenvolvimento do Plantio de Soja e de Milho no Lavrado roraimense será tema de um Dia de Campo que será promovido pelo Governo de Roraima por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA). 
O dia de campo ocorrerá no próximo sábado (27), a partir das 9 horas, na Fazenda Água \"\"Boa, localizada no KM 35 da RR-205, estrada de Alto Alegre.
O evento contará com a participação de estudantes dos cursos de agronomia e agronegócios das universidades publicas e privadas de Roraima, produtores de grãos, técnicos e agrônomos da SEAPA, além de representes de instituições ligadas ao setor agrícola e ambiental do Estado.
A meta é mostrar ao publico participante uma fazenda referência em alta tecnologia e alta produtividade no lavrado de Roraima. A fazenda Água Boa é referência em Roraima na produção de milho e soja. Na propriedade, o agricultor Afrânio Webber consorcia o plantio de 1.400 hectares de soja, 520 hectares de milho e 80 hectares de milheto.
A fazenda utiliza tecnologia de ponta e registra uma produção altamente lucrativa. Na soja o produtor chega a colher aproximadamente 60 toneladas por hectare.
“Chegamos a um boa produtividade devido ao investimento em tecnologia e a correta preparação do solo. O estado de Roraima é viável e podemos aumentar a produção de grãos com o esforço coletivo de todos”, destacou.
O vice-governador, Chico Rodrigues, que também é engenheiro agrônomo lembrou que Roraima possui toda uma infraestrutura pronta para alavancar o plantio de grãos destacando a proximidade do mercado venezuelano e de outros países vizinhos que passam dos 30 milhões de habitantes.

“Temos estradas, energia e as terras estão regularizadas. Além disso, ao nosso lado tem um grande mercado consumidor em potencial. Temos que iniciar um fórum de debates e de ações para que a produção seja acelerada o mais rápido possível”, explicou Chico.
O secretário de Agricultura, Rodolfo Pereira, disse que Roraima vive um bom momento para a produção de grãos, afirmando que a titulação de terras deu a oportunidade para que os produtores possam adquirir financiamento juntos as instituições bancárias. 
“Os produtores tem a oportunidade de aumentarem a área produzida porque o mundo necessita cada dia mais de grãos e temos terras e condições climáticas para isso. As nossas terras estão regularizadas e as instituições bancárias dispõem de recursos para investir. Neste dia de campo todos os atores do setor de agronegócios em Roraima vão estar juntos e vamos poder discutir com clareza este crescimento”, explicou Rodolfo.
Palestras e exposição
Durante o Dia de Campo haverá ainda a realização de palestras do go verno do Estado com o tema: Incentivos e Perspectivas da Agricultura, Grupo Union que vai falar sobre o tema: comercialização, além de palestras do Banco do Brasil e do Basa que vão falar sobre financiamento de lavoura. Haverá ainda exposição de equipamentos e veículos agrícolas.

Últimas Postagens