00:00:00

Capacitação

Servidores do Detran participam de curso de libras


Servidores do Detran participam de curso de libras


Para cumprir recomendação do Ministério Público Estadual (MPE), presente no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre o órgão e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), iniciou nesta quarta-feira, 24, o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), para os servidores da autarquia. O curso será de segunda à sexta-feira, no auditório do Detran, e terá duração de quatro semanas.

\"\"De acordo com a recomendação do MPE, 10 a 20% dos servidores do Detran, ou seja, 16 pessoas, devem estar capacitadas com o curso de libras para atendimento de pessoas com surdez. Em cumprimento a recomendação e visando um melhor atendimento ao usuário, o curso básico ministrado aos servidores terá o total de 40h.

A servidora do Detran, Sabina Silva, responsável pela distribuição de senhas e de conferir a documentação do usuário, diz que o curso veio na hora certa. Ela afirma que já atendeu várias pessoas surdas ou com alguma deficiência auditiva, o que deixou a comunicação mais difícil. “Sempre peço ajuda a chefe do setor que domina a língua de sinais. Agora, após o curso, poderei realizar o atendimento com mais confiança”, comenta.

Inicialmente, as aulas serão apenas para os servidores da sede da autarquia. O curso tem duração de 2h diárias e será ministrado pela professora Maria Augusta Pereira da Silva, capacitada pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Segundo ela, durante o curso, os servidores serão capacitados para desenvolver várias habilidades, como conversação, compreensão auditiva, compreensão de leitura, gramática e vocabulário. “O atendimento será melhorado com as pessoas aptas. Com certeza os funcionários do Detran contribuirão ainda mais a partir de agora”, garantiu.

O chefe da Divisão de Recursos Humanos, Helder Refkalefsky, comenta que os servidores que participam do curso serão multiplicadores dos conhecimentos adquiridos. “Queremos levar o conhecimento também para as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). Após as aulas, os servidores atuarão como multiplicadores no interior do Estado”, esclarece.

O diretor presidente do Detran, Jorge Everton, afirma que essa é mais uma iniciativa que visa a otimização do atendimento ao usuário. Segundo ele, 30 servidores serão capacitados, tanto da área administrativa como da operacional, número acima no necessário. “Buscamos sempre a satisfação do usuário. Quanto mais servidores aptos a atender na língua de sinais, mas usuários estarão bem assistidos”, explica.

Últimas Postagens