00:00:00

Dicas de Segurança

Atenção com as saídas de banco


Atenção com as saídas de banco


Brasília, 15 de agosto de 2011 – Assaltos em saídas de bancos e caixas eletrônicos são cada vez mais frenquentes. O descuido e falta de atenção são os chamarizes para os delinquentes. Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Sistemas de Segurança Eletrônica, Cursos de Formação e Transporte de Valores no Distrito Federal (SINDESP-DF), Irenaldo Pereira Lima, algumas precauções podem inibir a ação de bandidos.

\"\"Segundo Irenaldo, é aconselhável que os clientes bancários procurem por bancos e caixas eletrônicos em locais mais movimentados, com grande circulação de pessoas. “Evite bancos 24 horas em áreas desertas e em pontos de conveniência de cidades satélites”, alerta.

Outra dica importante é não deixar que as pessoas vejam a quantia em dinheiro que está sendo sacada. “Evite a ‘boca do caixa’. Se precisar sacar uma grande quantia, solicite ao gerente que o faça em uma área reservada. Os bancos possuem espaços destinados a esse serviço, mas poucos clientes utilizam”, declara.

A ação dos bandidos normalmente é efetuada quando o individuo está sozinho, por isso é recomendado que não se vá ao banco desacompanhado. Além disso, o presidente alerta para que as pessoas façam suas atividades bancárias durante o dia, evitando assim lugares com pouco movimento a noite.

“Ao sair do banco haja naturalmente. Não olhe como se estivesse assustada. Isso chama a atenção dos assaltantes. Outra dica é estacionar o carro em lugar iluminado e o mais próximo possível do local do saque”, aconselha Irenaldo.

O presidente ainda faz um alerta. “Evite sair com o dinheiro na mão e com a bolsa ou carteira aberta. Guarde o dinheiro quando ainda estiver dentro da cabine de saque ou da agência. Nunca se ausente antes de finalizar a sessão na máquina. Muitas pessoas não respondem a pergunta ‘deseja fazer outra operação?’ e saem, deixando a sessão bancária aberta”, aponta Irenaldo.

 
Dicas de segurança

Evite horários noturnos para efetuar saques;
Procure sacar dinheiro em locais movimentados;
Não deixa amostra a quantia sacada;
Evite ir desacompanhado;
Se precisar de ajuda solicite a um vigilante ou funcionário do banco. Não aceite a ajuda de estranhos;
Estacione o carro, em lugar iluminado, o mais próximo possível do local do saque.

 

 

Últimas Postagens