00:00:00

Dia do estudante

Jalser destaca investimento em educação


Jalser Renier destaca importância do investimento a educação


Com várias ações voltadas para a educação, o deputado, Jalser Renier (DEM) destaca o Dia do Estudante, comemorado neste 11 de agosto, como data para reflexão sobre a promoção da educação por meio de políticas pública para melhorar a qualidade do ensino, seja ele público ou privado. 
\"\"O deputado tem aprovado na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), vários projetos relacionados ao setor. Dentre os projetos de Jalser, aprovados e sancionados que beneficiam milhares de pessoas no estado, destacam-se: a meia-entrada para estudantes em locais de lazer, o pré-vestibular solidário realizado pela Universidade Virtual de Roraima - Univirr, a Universidade Aberta a ser implantada pela Universidade Estadual de Roraima – UERR.
E ainda, a Biblioteca Virtual, com recursos assegurados em orçamento para ser implantada em Roraima. O parlamentar reconhece que são muitos os desafios da educação brasileira e não poderia ser diferente em Roraima, porém, afirma que todos, especialmente os representantes legítimos do povo, precisam fazer sua parte para assegurar este direito a toda população. 
“Roraima tem muitas dificuldades, assim como as outras unidades da federação, mas nossos governantes estão empenhados para que todos sejam atendidos com um ensino de qualidade. O que queremos é assegurar que todos tenham acesso a cultura, ao conhecimento e nós, parlamentares, devemos trabalhar incansavelmente para que isso ocorra”, declarou.

Comemoração

No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.
Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 alunos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.
Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.

Últimas Postagens