- 09 de abril de 2025
Líder destaca atendimento
a pessoas com deficiência
Foto: Platão Arantes
Jalser: “Centro garante acesso aos serviços essenciais e respeito aos direitos humanos”
A inauguração do Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência na próxima segunda-feira, 10, é uma demonstração de compromisso com o social por parte do Poder Executivo. Esta é a avaliação do líder do Governo na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Jalser Renier (DEM).
O Centro vai funcionar na Avenida São Sebastião, n°. 1195, no bairro Santa Tereza, com atendimento de assistência social, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, hidroterapia e fonoaudiologia. Além de pedagogia, musicoterapia, reabilitação esportiva, oficinas, laboratório de informática, núcleo de estudo e algumas especialidades médicas.
Renier afirmou que esta ação do governo vai proporcionar um atendimento melhor a pessoas que necessitam dos serviços. “Com mais esta ação, está evidente a preocupação do governo estadual com a inclusão social. E a localização é estratégica, justamente, par que todos tenham o mesmo direito e qualidade no atendimento”, disse.
De acordo com o parlamentar, a integração ao Centro da Unidade de Capacitação e Produção (UCP), o Centro de Estimulação Precoce e a Escolinha Especial também vai melhorar o atendimento que, atualmente acontece em lugares distintos.
Integração
“Esta e uma forma que o governo encontrou de dinamizar e reforçar o atendimento a estas pessoas que hoje somam 350 na atualidade. Certamente com esta integração, o número deve aumentar”, comentou.
Ele acrescentou que o Brasil está entre os cinco países mais inclusivos das Américas, reconhecido por sua legislação e políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência, em razão dos avanços alcançados nos últimos anos. Outro fator diferencial é a organização do movimento social e a formação de rede de conselhos de promoção e defesa de direitos.
Inclusão
Nas duas últimas décadas, o modelo de atenção com base em ações assistenciais vem sendo substituído pelo paradigma da inclusão social, com base no respeito à diversidade e à dignidade, participação e equiparação de oportunidades, sob a perspectiva dos direitos humanos.
“E o governo de Roraima não iria se isentar desta responsabilidade. Por isso a importância do Centro de atendimento, que vai garantir o acesso das pessoas com deficiência aos serviços públicos essenciais possibilitando uma vida digna, de respeito pessoas com deficiência”, finalizou.