- 09 de abril de 2025
Brasília – O Senador Romero Jucá se reuniu nesta quarta (07 ) com o Dep. Paulinho da Força Sindical, e com o presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados para tratar da Medida Provisória 475/09, que reajusta em 6,14 os benefícios mantidos pela Previdência Social a partir de 1° de janeiro de 2010.
outra reunião na tarde de hoje
O senador Romero Jucá (PMDB-RR) fechou acordo com lideranças sindicais para um reajuste de 7,7% concedidos aos aposentados, levando em conta 80% do PIB brasileiro. A proposta será levada ainda hoje pelo líder do governo aos ministros Guido Mantega (Fazenda) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e ao líder do governo na Câmara, deputado Candido Vacarezza. “Acredito que um reajuste de 7% é um avanço, mas podemos chegar a 80% do PIB, aumentando para 7,7%. É uma proposta do presidente Lula”, afirmou o senador Jucá após a reunião em seu gabinete.
Jucá deixou claro que a medida, assim que chegar ao Senado, será votada rapidamente, dentro de 2 a 3 dias, com quebra de interstícios (redução de prazos para a tramitação do projeto). "Há um entendimento político para esse reajuste dos aposentados. A Fazenda (Ministério) deve fazer esse esforço meritório dentro a política do governo para os aposentados. Também já existe um entedimento dos senadores da base e da oposição",